Macia, gorda e aparentemente perfeita, a pele do bebé é de facto bastante delicada e, tal como a epiderme dos adultos, requer cuidados adequados. Para responder plenamente às suas necessidades e utilizar os produtos certos, temos primeiro de compreender o que a torna tão diferente da nossa.
Ao nascer, os bebés têm uma barreira cutânea imatura que passa por um processo de maturação durante meses. Altamente frágil e vulnerável à poluição do ar exterior, a pele do seu bebé não atinge a primeira fase de maturação até aos dois anos de idade. Durante esse período de tempo, a pele do seu bebé não é capaz de reter o nível adequado de humidade necessário para as células funcionarem como devem.
Embora os bebés possam apresentar uma variedade de condições de pele, existem apenas três tipos de pele principais que são comuns a bebés de todas as etnias. Vamos olhar mais de perto para aprender como cuidar melhor da nossa pequena fração de alegria da pele.
Pele Normal do Bebé
A pele normal do bebé é macia, flexível, e sedosa ao toque. Não apresenta irregularidades ou sinais óbvios de secura ou sensibilidade.
Dicas de cuidados de PF:
É importante evitar que a pele fique seca e irritada. Isto pode incluir evitar a exposição a irritantes tais como fragrâncias e corantes (especialmente nos primeiros meses de vida do bebé). Aplicar produtos à base de óleo durante ou após o banho, ou durante uma muda de fraldas, para ajudar a reter a humidade.
Pele Seca para Bebés
A pele seca do bebé tende a descascar, é áspera ao toque, e não tão macia. Caracterizado por uma barreira lipídica deficiente, este tipo de pele de bebé é mais desidratada do que a pele normal e requer uma atenção especial.
Dicas de cuidados de PF:
Certifique-se de que a pele permanece hidratada com loção para manter o óleo na superfície e reduzir a evaporação da água. Evite limpar com tecidos ásperos e, em vez disso, bata suavemente na pele do bebé após um banho (um banho curto, ou seja!), e utilize materiais que sejam macios para a pele para mudar fraldas.
Pele muito sensível do bebé
A pele muito sensível do bebé é mais frágil e vulnerável. Tem uma tendência para avermelhar-se facilmente em resposta ao stress diário (vento, sabão, fricção da roupa, e mais). Para o bebé isso significa sensações de desconforto (formigueiros e sensação de aperto) e crises de manivela.
Dicas de cuidados de PF:
Evite expor a pele a irritantes químicos tais como corantes e detergentes agressivos, fazendo disto uma regra para qualquer coisa que possa tocar na pele do bebé - isto significa roupa de cama, cobertores, toalhas, e até mesmo a sua própria roupa. Vestir o bebé com roupas macias e soltas, com produtos que não irritam e que actuam como camadas protectoras. A pele muito sensível também apreciará o contacto pele com pele, o que será relaxante e calmante para todos os envolvidos.